data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Silvia Borin, 94 anos, nasceu em Santa Maria em 3 de novembro de 1925. Por bom tempo, a dona de casa morou no distrito de Santo Antão. Ela se casou com Atalício Antônio Borin, falecido em 2004. Juntos, eles tiveram três filhos: Vicente Borin, 62, Marta Rosa Borin, 59, e Janete Albane Padoin, 42, sua filha de criação.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Depois de ter se mudado para Santa Maria, Silvia nunca abandonou sua origem no distrito de Santo Antão. O filho Vicente lembra de como a mãe foi hospitaleira, ligada à religião e, principalmente, aos familiares.
_ Ela sempre recebeu muito os parentes na cidade, ajudava para dar condição de estudos. Hoje, vários primos estão em Brasília, Balneário Camboriú ... Ela também foi muito dedicada ao trabalho voluntário nas Igrejas do Bonfim e do Rosário _ lembra o filho.
A professora universitária e filha de Silvia, Marta Rosa Borin, acredita que a vida inteira da mãe foi dedicada à família. Para ela, Silvia foi muito amorosa com todos.
_ Não tem comparação, ela cuidava dos filhos, de todos familiares. Todos os meus primos tinham nela uma segunda mãe _ comenta Marta.
A filha "de coração", Janete, foi criada por Silvia desde os seus três anos. Ela conta que sempre esteve ao lado de Silvia.
_Ela era minha mãe mesmo, sempre com bastante cuidado. Várias pessoas moraram com ela, que sempre ajudou todo mundo _ fala Janete.
Silvia Borin morreu em 1º de setembro. Ela foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal. A família preferiu não divulgar a causa do falecimento.